segunda-feira, 26 de março de 2007

PT e PMDB agora miram Banco do Brasil, Casa da Moeda e Caixa

Folha Online - 26/03/07 às 09h00 por SHEILA D'AMORIM da Folha de S.Paulo, em Brasília

Com a reforma ministerial na reta final, os partidos da base de sustentação do governo já mapeiam os cargos estratégicos que querem ocupar no segundo escalão. Na área econômica, o apetite do PT e do PMDB está focado em vagas no Banco do Brasil, na Casa da Moeda e na Caixa Econômica Federal.

O movimento é visto por integrantes do próprio governo como um retrocesso que ameaça o perfil técnico imposto após os escândalos de corrupção do primeiro mandato de Lula.

(...)

Se as indicações forem efetivadas, será uma reversão do quadro atual. Pela primeira vez no governo Lula, 100% da cúpula do banco (do Brasil) é composta por funcionários de carreira. Apesar de três deles terem vinculação com partido político, essa foi uma mudança efetuada após o envolvimento do BB no escândalo do mensalão.


Leia mais em http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u115492.shtml

Adivinha o nome do filme?

Quem disse "Mensalão 2, O Retorno" acertou. A receita é simples: coloque pessoas do seu "grupinho" de amigos em cargos importantes na principais autarquias (http://pt.wikipedia.org/wiki/Autarquia) e assim ganhe mais um território sob seu domínio.

Vc tem amigos nos ministérios q vão fazer coisas conforme sua indicação. Vc tb tem outros ministros q não eram seus amigos, mas passaram a ser, justamente pq vc os deixou ser ministros e eles levam um monte de amigos pro seu lado. Reunindo novos e antigos amigos, vc tem força política e consegue manipular todo a máquina pública para fazer suas vontades, seja uma simples medida provisória, seja uma obra eleitoreira.

Nesse ponto, vc ficará com várias opções de, digamos, influenciar as opiniões contra vc no governo ou na elite da sociedade e, com seus amigos nas autarquias, vc reforça seu poder político ganhando poder econômico e financeiro. Como?

Simples: o Banco do Brasil (na figura do seu presidente, amigo seu, lembra?) diz q algo "tende" a acontecer e vc tem uma loucura na bolsa pra desestabilizar algum setor ou fazer barulho pra encobrir algum outro assunto contra vc.

Além disso, essas autarquias têm autonomia própria e contratam fornecedores, mais uma forma de tirar um "por fora". E tudo isso sem a participação do governo. Nesse momento, aquele seu amigo q é presidente desta "empresa" sugere q o fornecedor tal deve ser o contratado para fazer o marketing, por exemplo. Coincidências à parte, esse fornecedor tb é seu amigo. Ele superfatura a prestação de serviço e usa parte do dinheiro pra comprar a vontade daqueles q ainda não te apoiam pq não ganharam ministérios ou autarquias.

E não é q chegamos no tal Mensalão???

Nenhum comentário: